Publicado em Deixe um comentário

O caminho do pintor (II)

O caminho do pintor (II)

Ainda falando sobre a importância dos Tempos na pintura, é hora de  colocarmos o Futuro em destaque, para utilizá-lo será necessário combater a Ansiedade com a Frieza de espírito.

Será o compromisso com o destino vindouro que irá garantir a manutenção dos seus objetivos nos períodos em que sua obra estiver em transição.

Lembre-se, não julgamos a beleza de uma casa pela cor do barro de seus tijolos;  Na arte é a mesma lógica, cada etapa tem uma função, se engana quem pensa que todas elas serão estéticas. Na técnica em camadas a finalidade de cada sessão é ser a melhor preparação possível para o dia seguinte.

A obrigação do pintor com a Beleza deve vir somente no dia da assinatura, qualquer compromisso anterior com o belo será apenas vaidade, insegurança ou afobação.

Abaixo está o primeiro desenho preparatório realizado nesta Expedição, demorei  5 dias nele. Nenhum deles foi gasto com a finalidade do prazer visual, procurei apenas encontrar a harmonia entre os espaços e a tensão entre os elementos. A hierarquia da informação virá posteriormente, através do arranjo dos valores (claro/escuro).

As redes sociais criaram uma alternativa comercial aos pintores, mas junto delas há também uma cilada, a falsa impressão que todas as etapas feitas devam ser para o deleite visual do espectador, acostumado a um alimento sempre novo, rápido e de fácil consumo.
Isto é um erro.
Se assim fosse, imagine como Da Vinci seria tratado hoje, após postar sua Monalisa pela enésima vez, afim de continuar o refinamento que realizou durante os inúmeros anos em que trabalhou na obra.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *